

Evercom
Projetos e Serviços Ltda.
INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA:
1. INTRODUÇÃO:
A manutenção preditiva é um conjunto de atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, desta forma visa definir a necessidade ou não de intervenção. Quando a intervenção, fruto do acompanhamento preditivo é realizada, faz-se uma manutenção corretiva planejada. Neste momento, pode-se analisar se a máquina, equipamento, etc., está em condição de funcionamento ou se é necessário uma parada para substituição de alguma peça. Se uma peça de um conjunto que constitui um mecanismo estiver executando seu trabalho de forma irregular, ela estabelecerá, fatalmente, uma sobrecarga nas demais peças que estão interagindo com ela. Como consequência, a sobrecarga provocará a diminuição da vida útil das demais peças do conjunto. Portanto, o problema só pode ser resolvido com a troca da peça problemática, com antecedência, para preservar as demais peças.
A inspeção termográfica é um serviço realizado em equipamentos e sistemas elétricos para a identificação de problemas relacionados ao superaquecimento, possibilitando sua devida correção. A melhor forma de tornar sua instalações elétrica confiável.
A termografia é uma técnica de inspeção não destrutiva e não invasiva. Por conseguinte, tem como base a detecção da radiação infravermelha, emitida naturalmente pelos corpos com intensidade proporcional a sua temperatura. Em instalações elétricas, pode-se visualizar com a ajuda de aparelho adequado maus contatos nos componentes elétricos/eletrônicos, os quais ocasionam a dissipação de calor. Em decorrência da dissipação de calor há perda de uma parte da potência, ou seja, parte da energia que seria utilizada no funcionamento está sendo desperdiçada em forma de calor. Por esta razão, a manutenção preditiva termográfica em painéis elétricos por meio de instrumentos, como o radiômetro e termovisor, possibilita a detecção de calor através de radiação. Por sua vez, a radiação consiste na transferência direta de energia através de ondas eletromagnéticas. De modo que, nenhum meio físico é necessário para a transferência, pois não é percebida no ambiente de trabalho a olho nu ou por contato manual.
Desta maneira, para a realização da termovisão é necessário que a máquina esteja funcionando em plena carga, sem que exista a interrupção de qualquer procedimento que faça parte do funcionamento ou interferência na produção, dessa forma a análise apresentará melhores resultados. De tal modo, uma câmara de termografia por infravermelhos é um aparelho que detecta energia infravermelha (calor), a converte em sinal elétrico e produz imagens, efetuando cálculos de temperatura.
2. ANÁLISE DA TEMPERATURA:
Para poder analisar se o equipamento está aquecido ou não, utiliza-se os componentes descrito anteriormente. Por conseguinte, através do termovisor, fica extremamente fácil a localização de regiões quentes ou frias, por meio da interpretação dos termogramas que fornecem imagens, em faixas de temperatura que podem cobrir de – 40 a 1500 ºC. A análise abaixo inclui duas fotos, a primeira uma foto comum e a segunda corresponde à que indica através de cores a temperatura do componente, com a escala de temperatura ao lado.
A escala policromática (escala de temperatura) vai do preto (temperatura baixa) ao branco (temperatura mais elevada) permeando suaves variações de tonalidades de cores, que dependem da escala usada. Na termografia é mais comum, a utilização da escala denominada IRON, que vai do preto ao branco através de tonalidades de violeta, azul, rosa, vermelho, laranja e amarelo. Contudo, existem outras escalas, que são utilizadas conforme a necessidade.
3. VANTAGENS:
Em quaisquer sistemas de gerenciamento de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, pois a aplicação desta técnica permite a execução, sem que haja interrupção do processo produtivo, logo:
-
Não precisa de contato direto, pois utiliza sensor remoto;
-
Obtenção de imagens em tempo real;
-
Redução da manutenção corretiva;
-
Redução no consumo de energia elétrica;
-
Redução no custo de manutenção;
-
Aumento da vida útil das partes e dos componentes das máquinas;
-
Aumento da confiabilidade do sistema elétrico.
4. CUSTO X BENEFÍCIO:
O comparativo entre custo versus benefício de uma inspeção termográfica e a economia que ela proporciona é imensurável. Considerando que com a análise termográfica periódica, elimina-se a ocorrência de falhas imprevista e não há necessidade de paradas não programadas. Sem contar, a minimização da ocorrência de acidentes humanos e materiais, bem como a eliminação de falhas não visíveis, as quais proporcionam a perda de energia através de calor. Uma das questões discutidas a respeito da termografia é em relação ao custo versus benefício. Principalmente, quando relacionado a painéis elétricos, uma vez que o custo destes componentes elétricos são relativamente baixo.
5. CONCLUSÃO:
A manutenção preditiva tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Sendo assim, os funcionários técnicos passaram a conviver com ferramentas que possibilitam detectar previamente problemas. Estes, por sua vez, na ausência da manutenção preditiva não poderiam ser detectados. Então, pode-se concluir que a termografia é o mais importante, eficiente, preciso e seguro método de avaliação de instalações e componentes elétricos. Além de tratar-se de um ensaio não destrutivo, destaca benefícios chave, tais como a minimização dos riscos, redução de custos, maior segurança, melhoria e otimização do desempenho, ou seja, com a manutenção preditiva e com o auxílio da termovisão pode-se evitar falhas de um componente elétrico.
A EVERCOM conta com equipamentos adequados para execução da inspeção termográfica e profissionais capacitados e com ampla experiência em manutenção e execução de obras o que facilita na análise mais eficaz da realização da inspeção.
A EVERCOM fornece um relatório termográfico ilustrado e personalizado para cada CLIENTE.

